Suzuki Ecstar

Embora não tenha feito feio em 2015, a Suzuki encerrou a temporada com uma clara missão: aumentar a potência da GSX-RR. E cumpriu. Com um protótipo mais forte, Maverick Viñales se destacou na pré-temporada

Juliana Tesser, de São Paulo

De volta à MotoGP após três anos de ausência, a Suzuki não fez feio em 2015. Como era de se esperar, a GSX-RR não fez frente à Yamaha, Honda e Ducati, mas a fábrica de Hamamatsu mostrou que tem muito potencial para melhora.

Com Aleix Espargaró e Maverick Viñales, o time chefiado por Davide Brivio conseguiu, inclusive, um 1-2 no grid de largada para o GP da Catalunha e tem como melhor resultado três sextos lugares — dois com o #25 (Catalunha e Austrália) e um com o #41 (Aragão).

Para 2016, o time tem como grande novidade a chegada do câmbio seamless, um recurso já disponível para Yamaha, Honda e Ducati. Além disso, o time azul segue com um bom chassi e agora conta com um motor mais forte, que reduziu o déficit de velocidade da GSX-RR em relação aos concorrentes.

Sede: Hamamatsu, Japão
Moto: GSX-RR
Principais dirigentes: Davide Brivio e Satoru Terada
Em 2015: 4ª no Mundial de Construtores e 5ª no Mundial de Equipes
Melhor resultado: 7 títulos do Mundial de Construtores (1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981 e 1982)
Melhor tempo em Sepang: 2min01s244 (Maverick Viñales, 12º)
Melhor tempo em Phillip Island: 1min29s131 (Maverick Viñales, 1º)
Melhor tempo em Losail: 1min55s333 (Maverick Viñales, 3º)

 

#25 Maverick Viñales

 

Nascimento: 12 de janeiro de 1995 - Figueres, Espanha (21 anos)
18 GPs
97 pontos
Melhor resultado: campeão de Moto3 em 2013
Em 2015: 12º no Mundial de Pilotos

Melhor estreante da temporada 2015, Maverick Viñales abre o ano cheio de moral. Um dos melhores ao longo da pré-temporada, o espanhol é reconhecido como um dos maiores talentos de sua geração e já é alvo de especulações nas equipes rivais, já que a maioria dos contratos chega ao fim neste ano.

Com a melhora da moto da Suzuki, Maverick pode se aproximar mais e mais do top-3 e, quem sabe, beliscar um pódio aqui ali. A GSX-RR ainda precisa evoluir mais um tiquinho antes de brigar com Yamaha e Honda, mas o #25 desponta como um dos grandes destaques deste 2016.

#41 Aleix Espargaró 

 

Nascimento: 30 de julho de 1989 - Granollers, Espanha (26 anos)
94 GPs
479 pontos
2 poles
Melhor resultado: 7º colocado no Mundial de Pilotos de 2014
Em 2015: 11º no Mundial de Pilotos

Em seu primeiro ano correndo por uma equipe de fábrica, Aleix Espargaró não fez feio em 2015. Pole-position no GP da Catalunha, o espanhol mais uma vez mostrou sua qualidade, tanto é que a Suzuki não faz segredo de que quer manter o piloto no time em 2017.

Para este ano, o irmão mais velho de Pol terá trabalho na disputa interna da Suzuki, mas pode fazer valer a melhora na GSX-RR para tentar voltar ao pódio da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.