Documentários e séries para assistir enquanto a F1 não volta

Enquanto a maior categoria do automobilismo mundial – além de MotoGP, Nascar, Mundial de Rali e tantas outras – segue em hiato, serviços de streaming trazem uma longa programação para continuar com a gasolina correndo pelas veias

Renan Martins Frade, de São Paulo

O ano de 2017 já começou. Porém, você olha no calendário e percebe que a F1 só retorna no dia 26 de março – daqui dois meses e meio. O Mundial de Motovelocidade volta no mesmo dia, enquanto a Indy começa a nova temporada um pouco antes, em 12 de março. Um alento é a Nascar, que chega ao mítico circuito de Daytona em 18 de fevereiro, mesmo dia que a temporada 2016-17 da F-E será retomada.

Feliz, mesmo, está o pessoal que curte rali: o Dakar começou, como é tradição, agitando o ano, enquanto o mundial da FIA já começa a acelerar em 20 de janeiro. Mas... Será o suficiente? Não, não é. Por isso, o GRANDE PREMIUM resolveu selecionar dez filmes e séries, todos disponíveis no streaming, que ajudarão a enfrentar a abstinência de velocidade enquanto mantém a gasolina correndo por suas veias. 

1) Gonchi - Netflix

 

‘Gonchi’ é um documentário uruguaio de 2015 sobre Gonzalo Rodriguez, grande promessa da F-3000 no final dos anos 90 que participou de algumas corridas da Champ Car em 1999. Pilotando um dos carros da Penske em Laguna Seca, Rodriguez sofreu um acidente e perdeu a vida. Ele tinha 28 anos.

Essa, claro, é a história que você conhece. ‘Gonchi’ vai fundo naquela que só os mais chegados conhecem, mostrando todas as dificuldades e conquistas na carreira do piloto. Uma grande demonstração que a vida no automobilismo não é só de glórias, mas também de muito suor – e, infelizmente, de tragédias. 

Clique aqui para assistir

2) Fastest: A História de Valentino – Netflix e YouTube

 

Valentino Rossi é, sem sombra de dúvida, um dos maiores nomes da história do motociclismo. Combinado com o carisma e o jeitão italiano, o piloto conseguiu se tornar uma lenda viva ainda durante a carreira. Mas este, apesar do que o título em português diz, não é um documentário apenas sobre ele.

Na verdade, ‘Fastest’ é mais interessante do que isso. Com narração do ator Ewan McGregor (o Obi-Wan Kenobi mais jovem na franquia 'Star Wars'), o filme relata os bastidores da MotoGP em 2010, uma temporada vencida por Jorge Lorenzo – justamente o companheiro de Rossi. Tudo dirigido por Mark Neale, que também assinou três outros documentários anteriores sobre a MotoGP.

Guardadas as devidas proporções, ‘Fastest’ é o ‘Pumping Iron’ da motovelocidade. A diferença é que o documentário dos anos 1970 tentou exagerar no conflito existente entre os (então) fisiculturistas Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno, enquanto o documentário mais recente tenta ser mais fiel aos acontecimentos, não só envolvendo Rossi e Lorenzo, mas também Dani Pedrosa , Casey Stoner e outros. Ah, sim: Fastest traz ótimas cenas e lances das 16 corridas da MotoGP em 2010, além de ótimos comentários de engenheiros dos times. 

Clique aqui para assistir na Netflix e aqui para alugar ou comprar no YouTube.

3) Hitting the Apex – iTunes

 

Espécie de continuação de ‘Fastest’, ‘Hitting the Apex’ também é dirigido por Mark Neale e traz as histórias de Jorge Lorenzo, Marc Marquez, Dani Pedrosa, Valetino Rossi, Marco Simoncelli e Casey Stoner – tudo narrado por Brad Pitt.

Mais uma vez, as cenas das corridas são de tirar o fôlego, mas há também diversas entrevistas e cenas de bastidores. 

Clique aqui para comprar ou alugar no iTunes.

4) Journey to Le Mans – Netflix 

 

Charles Xavier e Jean-Luc Picard são os grandes papeis do ator Patrick Stewart. Porém, a carreira dele não se resume a apenas isso. Em 2014, ele narrou nada menos que o documentário 'Journey to Le Mans', que retrata a trajetória do investidor, piloto e entusiasta da velocidade Simon Dolan na aventura de correr nas 24 Horas de Le Mans com a equipe Jota Sport.

Essa não é uma história sobre vencedores, mas, sim, sobre aqueles que derramam suor e lágrimas pelo amor ao esporte. Justamente por ser uma história pouco conhecida e debatida no noticiário, ela se torna absolutamente deliciosa. O filme também dedica um tempo para os engenheiros e integrantes do time que nunca sabemos quem são, mas ajudam a fazer o automobilismo.

O filme teve uma distribuição acanhada no Reino Unido e no resto do mundo, mas, por sorte, chegou ao Brasil via Netflix. Para assistir, clique aqui.

5) Confraria da Velocidade - Netflix

 

Por diversos motivos, infelizmente, o automobilismo é um esporte elitista e masculino. São várias as barreiras impostas às mulheres que tentam se aventurar nele, não importando muito a categoria. O que podemos dizer então sobre The Speed Sisters, uma equipe 100% feminina que vem da... Palestina!

O documentário, que recebeu o título em português ‘Confraria da Velocidade’, aborda justamente essa difícil trajetória das integrantes do time, incluindo aí algumas doses de religião, machismo e a difícil Questão Palestina. Os resultados na pista, além da a preparação física e emocional, são outras partes integrantes do documentário.

Uma história importante de ser registrada e contada numa luta que não é só dessas mulheres, mas de todos nós. Afinal, todo mundo quer (ou deveria querer) um mundo mais justo e igual. 

Clique aqui para assistir.

6) A Faster Horse – Netflix 

 

Para quem curte carros e não apenas automobilismo, este documentário é uma verdadeira joia. ‘A Faster Horse’ comemora os 50 anos do Ford Mustang registrando a criação da sexta geração do mais famoso (e primeiro) pony car, além de trazer diversos elementos da história do modelo.

Um trabalho que envolve paixão, mas também responde aos desejos de um grande conglomerado e as necessidades do público final. Para quem quer conhecer os bastidores do desenvolvimento de um novo modelo para as ruas, é um prato cheio. 

Para assistir, clique aqui.

7) APEX: A História do Hipercarro - Netflix

 

Outra boa história sobre o desenvolvimento de um carro para as ruas é ‘APEX’. Quer dizer, eu disse que era “para as ruas”? Bom, é mais que isso: o documentário, lançado em 2016, traz os bastidores do desenvolvimento do hipercarro Koenigsegg One:1, recheado de tecnologia e com aerodinâmica de um jato.  

Só que não é fácil se meter em um mercado dominado por Ferrari, Porsche e McLaren, não é?

O filme, originalmente filmado em 4K, traz grandes imagens. Para quem gosta de curvas de carros, APEX é quase uma pornografia. 

Para ver o documentário, clique aqui.

8) Epic Drives – Netflix e YouTube

 

Ok, você não gosta apenas de ver carros e corridas, mas também adora se aventurar por aí. Sendo assim, a dica é assistir a série ‘Epic Drives’, que está na Netflix e no YouTube.

Sem a fanfarronice e exageros de 'Top Gear', o apresentador e jornalista Arthur St. Antoine se lança nas mais instigantes pistas e estradas do mundo, sempre acelerando nelas com supercarros ou modelos clássicos. É daquelas séries que você verá anotando cada trajeto, esperando completá-lo em uma próxima viagem. 

Para assistir dez episódios da primeira temporada na Netflix, clique aqui. Para episódios mais recentes, veja no YouTube - e é de graça. 

9) Unchained: The Untold Story of Freestyle Motocross - Netflix

 

Você conhece o Motocross Freestyle? Não? Bom, deveria. O FMX é um esporte relativamente recente, com suas origens nos anos 1990, mas que vem crescendo nos últimos anos. 'Unchained' traz um pouco dos bastidores desse crescimento, tudo narrado pelo ator Josh Brolin (que você talvez conheça como o Thanos do Universo Marvel dos Cinemas ou como o Brand de ‘Os Goonies’).

O filme traz os perigos do FMX, assim como suas glórias, além de ter entrevistas com outras estrelas de esportes radicais, como Tony Hawk, e a atenção de grandes grupos de mídia, como a ESPN. Pode parecer um esporte de loucos para quem não é fã de categorias mais radicais, mas, lá atrás, um piloto de Grand Prix também não era visto como a pessoa sã... 

Clique aqui para assistir.

10) The Grand Tour – Amazon Prime Video

 

Com tanto papo sério, talvez você queira descontrair um pouco. Uma boa pedida para isso é a série 'The Grand Tour', apresentada por Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May, a turma que era responsável pelo 'Top Gear' britânico até pouco tempo atrás.

Com novos episódios todas as quintas-feiras, a série já teve oito capítulos, com o nono chegando no próximo dia 12 de janeiro. Tudo isso disponível para assinantes da Amazon Prime Video em boa parte do mundo, inclusive no Brasil. O formato, em geral, segue aquele já consagrado no 'Top Gear' da BBC. 

Clique aqui para assistir